21.3.13

São Paulo terá nesta sexta-feira testes rápidos para tuberculose, HIV e sífilis

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT) e o Instituto Clemente Ferreira, em parceria com o Programa Municipal DST/Aids, órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irão promover nesta sexta-feira, 22 de março, testes rápidos para detecção de HIV, de sífilis e de tuberculose no centro da capital paulista. Os resultados dos exames serão obtidos em torno de 1 hora.

A ação marca o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado no próximo domingo, 24 de março.

Segundo a diretora do Instituto Clemente Ferreira, Aglae Gambirasio, como 12% dos pacientes com tuberculose são portadores do vírus da aids no estado, é importante oferecer o teste anti-HIV para as população.

“O oferecimento do teste anti-HIV faz parte dos protocolos de atendimento ao portador de tuberculose e de sífilis”, observa Aglaé.

No que se refere a aids, foram notificados 217.390 casos no estado, entre 1980 a junho de 2012. Embora o patamar de novas infecções esteja estável e a taxa de óbito venha caindo, ainda se morre de ids. “A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Serão ofertados também testes para sífilis. A doença pode ser transmitida meio de relações sexuais, por transfusão de sangue, contato direto com sangue contaminado ou ainda de mãe para filho, podendo acarretar danos graves para o bebê. Quando não tratada precocemente, a sífilis pode comprometer a saúde dos olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso, além de aumentar o risco de transmissão do HIV.

Combate à Tuberculose

No dia 25 de março, a Divisão de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde também realizará um encontro para renovação do compromisso de combate a esta doença. O evento será no auditório térreo da Secretaria de Estado da Saúde (Av Dr Arnaldo,351). Secretários municipais de Saúde serão convidados a reafirmar seu empenho para intensificar o controle da tuberculose em seus municípios. Será entregue Carta de Compromisso assinada, com a presença do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.

Redação da Agência de Notícias da Aids, com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=20498