18.2.14

Vacina contra HIV desenvolvida pela USP surpreende cientistas

A nova vacina derruba um dos maiores desafios do combate ao vírus 


Uma vacina contra o HIV desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) surpreendeu os cientistas que estão trabalhando nos testes preliminares. Os resultados apontam que a vacina ministrada em quatro macacos-resos do Instituto Butantã apresentou melhores resultados do que nos roedores, o que não é comum.
"Testamos a resposta imune dos animais e os resultados foram excelentes", diz Edecio Cunha Neto, pesquisador que liderou os trabalhos de desenvolvimento da vacina. Ainda de acordo com a publicação, Susan Ribeiro, cientista do projeto também declara sua surpresa com os avanços. "o sinais foram bem mais intensos do que os que encontramos em camundongos".
A nova vacina derruba um dos maiores desafios do combate ao vírus, o fato de que ele costuma passar ileso pelo sistema imunológico, que não o reconhece como um invasor. Como o HIV infecta justamente as células de defesa, ele desativa mecanismos do nosso organismo que nos defendem de infecções.
Os testes em primatas serão intensificados e caso tudo dê certo estará aberto o caminho para o início dos testes da vacina em humanos. Cientistas e pesquisadores estão animados e dizem que finalmente conseguem ver uma "luz no fim do túnel" quando o assunto é a cura da Aids.