18.3.13

O que é a terapêutica antiretroviral?


O que é a terapêutica antiretroviral?
Terapêutica antiretroviral quer dizer tratar as infecções com o HIV com medicamentos. Os medicamentos não matam o vírus. Contudo, eles reduzem o crescimento do vírus. Quando o vírus diminui, o mesmo se passa com a infecção pelo HIV. Dado que o vírus é um retrovírus chama-se a esta terapêutica, terapêutica antiretroviral.
O que é o ciclo de vida do HIV?
Há várias fases no ciclo de vida do HIV. (Ver diagrama em Fact Sheet 400 )
  1. O vírus circula livremente no sangue.
  2. O vírus une-se à célula.
  3. O HIV lança o seu conteúdo dentro da célula (infecta a célula).
  4. O código genético (RNA) é alterado para DNA pelo enzima transcriptase reversa.
  5. O DNA do HIV é fabricado dentro do DNA da célula infectada pelo enzima integrase.
  6. Quando a célula infectada se reproduz activa o DNA do HIV o qual fabrica o material para novos vírus.
  7. O material para os novos vírus agrupam-se.
  8. Os vírus imaturos saem da célula infectada.
  9. Os vírus imaturos libertam-se da célula infectada.
  10. Os novos vírus imaturos: o material viral em bruto é partido pela enzima protease e reunido num vírus funcionante.
Medicamentos antiretrovirais aprovados
Cada tipo ou "classe" de medicamentos antiretrovirais ataca o HIV num diferente lugar. A primeira classe de fármacos antiretrovirais é a dos análogos nucleosídeos da transcriptase reversa. Estes medicamentos bloqueiam o passo 4, onde o material genético do HIV é convertido de ARN para ADN. Os fármacos aprovados nesta classe são:
  • AZT (Zidovudina, Retrovir®)
  • ddI (Didanosina, Videx®)
  • ddC (Zalcitabina, Hivid®)
  • d4T (Estavudina, Zerit®)
  • 3TC (Lamivudina, Epivir®)
  • Abacavir (Ziagen®)
  • Tenofovir (Viread®) (um nucleotídeo)
  • Combivir® (Combinação de AZT e 3TC)
  • Trizivir® (Combinação de AZT, 3TC e Abacavir)
  • Emtricitabina (FTC, Emtriva®)
Uma outra classe de fármacos bloqueia o mesmo passo do ciclo vital do vírus, mas dum modo diferente. São os não nucleosídeos da transcriptase reversa ou NNRTI's. Foram aprovados:
A terceira classe de antiretrovirais são os inibidores da proteases. Estes fármacos bloqueiam o passo 7, onde o material fabricado para os novos vírus são partidos em partes específicas. Há nove inibidores das proteases aprovados:
A nova classe de antiretrovirais aprovada inclui os inibidores de fusão. Eles impedem que o HIV se ligue à célula bloqueando o passo 2 do ciclo de vida do vírus. Foi aprovado um inibidor de fusão:
Como são usados esses medicamentos?
Quando o HIV se multiplica muitas das suas cópias são mutações: as cópias são ligeiramente diferentes do vírus original. Algumas mutações continuam a multiplicar-se mesmo quando uma pessoas continua a tomar os antiretrovirais. Quando isto acontece o fármaco deixou de ser eficaz. Diz-se que se "desenvolveu uma resistência" ao fármaco.
Se só se usa um antiretroviral é fácil o desenvolvimento de resistências. Mas se forem usadas duas uma mutação bem sucedida pode crescer em conjunto de ambos os medicamentos ao mesmo tempo. Se forem usadas 3 é muito difícil haver uma mutação que produza resistência nos três medicamentos ao mesmo tempo.
Usando uma associação tripla consegue-se fazer com as resistências levem muito mais tempo a aparecer. Por esta razão o uso de antiretrovirais em monoterapia não são recomendados.
Estes medicamentos podem curar a SIDA?
Um teste de sangue chamado "carga viral" mede a quantidade de VIH presente no sangue. As pessoas com cargas virais mais baixas vivem mais tempo saudáveis. Ver O que é a carga viral .
Nalgumas pessoas a carga viral é tão baixa que é "indetectável". Isto não quer dizer que todos os vírus tenham desaparecido. Pensava-se que a terapêutica antiretroviral poderia eventualmente matar todos os vírus do corpo. Sabe-se agora que tal não é possível. Os fármacos não curam a SIDA. Contudo, eles tornam possível que as pessoas com SIDA vivam muito tempo.
Quando é que se deve começar?
Não há uma resposta clara a esta questão. Muitos médicos consideram três coisas: 1) a carga viral; 2) a contagem de CD4; e 3) quaisquer sintomas existentes. A terapêutica antiretroviral é, em geral, iniciada se tiver uma carga viral acima de 55.000, se os CD4 estiverem abaixo dos 350, ou se tiver sintomas relacionados com o HIV. Ver Orientações da terapêutica antiretroviral 2003. É uma decisão importante que deve ser discutida com o seu médico.
Que medicamentos é que posso tomar?
Cada antretroviral tem efeitos secundários. Alguns são graves. Veja cada fármaco individualmente. Algumas associações são mais fáceis de tolerar que outras e outras serão mais eficazes. Cada pessoa é diferente e você e o seu médico têm que decidir os fármacos a usar.
O teste de carga viral utiliza-se para saber a eficácia doa fármacos antiretrovirais. Se a carga viral não baixar ou se baixar e depois subir poderá ter que se mudar os antiretrovirais.
Quais são os próximos?
Estão a ser desenvolvidos novos medicamentos nas quatro classes de fármacos. Os investigadores estão também a tentar desenvolver novos tipos de fármacos tais como os que actuam noutras fases do ciclo vital do HIV e fármacos que estimulam as defesas do sistema imune.

Este documento vem de New Mexico AIDS InfoNet.
22 Janeiro 2004

http://www.aidsportugal.com/Modules/WebC_AIDS/Articles/ViewArticles.aspx?Mid=177&Aid=3412